6 dicas para o cabelo fino NÃO sofrer com a porosidade

1282

 

Na semana passada mostramos como frizz e porosidade são duas formas diferentes de problemas no cabelo, se um esta ligado à aparência, o outro já é uma questão de tratamento, e a falta de tratamento em cabelo poroso leva a quebra do fio, depois disso já sabemos o que vem… corte!

Ninguém quer cortar o cabelo assim, no susto, por falta de tratamento seguido de quebra.

Pior que isso é quando o problema acontece com cabelo fino, esse tipo de cabelo sofre demais com muitos procedimentos químicos, pela falta de estrutura da fibra capilar, este fio por sua espessura fina também o torna menos resistente, sendo assim, uma descoloração ou progressiva podem trazer danos irreversíveis para esse cabelo.

Mas quem fica sem pintar o cabelo, sem fazer uma escova que seja ou usar o secador? Ninguém né? Vivemos antenadas a tudo que envolve informações sobre cabelos, porque esta ligada diretamente a nossa aparência, e isso a nossa autoestima. Com alguns cuidados especiais é possível ser feliz a maneira que queira estar com os fios.

  1. Queratinização neles! Uma dica legal pra quem pretende fazer progressiva é tratar o cabelo 1 semana antes do procedimento, não é o suficiente se o cabelo estiver com muitos danos, mas usando produtos específicos para hidratar, nutrir e reconstruir o fio pode colaborar para que sua estrutura se fortaleça antes da química. É preciso investir em produtos com aminoácidos e queratina que podem trazer ao fio força e textura;
  2. Descolorante + Queratina. Alguns profissionais ainda colocam dentro do pó descolorante algumas gotas de queratina e já no lavatório fazem tratamento com aminoácidos. Também nesse esquema de usar queratina, pode descolorir e borrifar após o enxague do descolorante, umas duas borrifadas de queratina do comprimento as pontas e depois passar por cima, enluvando, uma mascara om ceramidas que promove o preenchimento da fibra capilar unindo e ligando sua estrutura;
  3. Tratamento diferenciado. Não basta uma só mascara de hidratação para tratar a porosidade, e nem só de queratina o cabelo precisa, é essencial, mas não é o único motivo pelo qual o cabelo vai se manter saudável. Ativos como Panthenol, Ceramidas, Cera de Candelilla, Manteiga de Karité e até óleo de argan promovem inúmeros benefícios ao fio que vão desde “corpo” a caimento do fio. São indispensáveis esses ativos, seja na lavagem ou mesmo no creme de pentear.
  4. Pontas cortadas. A pior parte da porosidade esta nas pontas, que já fina por químicas, ou perda de massa por vários fatores, fica “voando” sem caimento, mesmo usando produtos específicos a ponta que já esta com pontas duplas quando poroso, não tem tratamento só corte, e não precisa ser todo mês, mas naquele momento após a química e observando os danos, corte o que puder e tire as pontas secas.
  5. Abaixo de zero. Nada de temperatura num cabelo poroso! Se quiser que a porosidade vá embora do fio, esqueça até o secador, ele só vem  ressecar mais ainda o fio, e como o cabelo poroso já esta sem estrutura com o secador vai ficar ainda mais danificada.
  6. Finalizador de qualidade. A maior dificuldade no cabelo poroso esta no frizz que ele aparentemente deixa, uma vez que o cabelo não tem peso e nem estrutura interna, parece o tempo todo arrepiado. Não vale qualquer finalizador para esse cabelo e sim um BOM produto, que trate, modele, dê peso na medida certa e não deixe o fio ensebado. E olha que isso existe viu!

Até a próxima meninas!

Beijos

Mais lidas