Como acontece o Branqueamento dos Cabelos?

Olá queridas!

Todos temos a melanina, o pigmento que vai dar a cor aos nossos fios, isso é produzido igualmente em cada folículo podendo ser alterado essa cor conforme forem caindo os primeiros fios de cabelo, caso dos bebes, nascendo assim, o folículo que dará a cor uniformemente e integralmente ao cabelo vem depois e se mantem integro até que alterações agressivas ao fio, externas, causem desbotamento dessa cor. E tudo isso faz parte da genética de cada um.

 

Como acontece o Branqueamento dos Cabelos?

 

Até ai tudo entendido.

O que se sabe em larga escala é que com o envelhecimento de cada um, e independente de idade, segundo sua formação genética, começam a aparecer os cabelos brancos, por falta de produção de melanina, ou seja, o individuo envelhece e a produção, dita, integra para fios, vai diminuindo… a partir disso, e através de uma própria reação do nosso organismo, é produzido uma substância, na qual sua reação, transforma fio a fio branco, desde quando o folículo nasce.

Até que…

Em 2009 foi descoberto que a causa do branqueamento dos fios, é exatamente vinda de uma reação no organismo, de uma substância da qual acumulamos conforme envelhecemos e isso provoca um estresse oxidativo – o fato é que acumulamos peróxido de hidrogênio (mais conhecida na sua forma aquosa de agua oxigenada), assim… um descolorante. Pode parecer estranho mas o fato é que nosso próprio organismo é que age e reage fazendo nascer os cabelos brancos, e isso é único de cada pessoa.

Como seria a cura pelos cientistas: Descobrindo-se a causa, cura-se o efeito, seria essa a intenção do estudo sobre a cura dos fios brancos, como podem pigmentar a pele da pessoa que tem vitiligo, cogitou-se a possibilidade de também repigmentar o fio branco.

Mas isso esta longe de começar acontecer por aqui.

Mesmo que nosso organismo responda com o passar dos anos nos folículos capilares, não há nada que se possa fazer para reverter o branqueamento do cabelo! Por enquanto, o negócio é tratar e saber como pintar esse fio pra quem não quer assumir os brancos que já estão aparecendo.

Seja da maneira antiga ou da nova sobre branqueamento dos fios, temos a certeza de que esse cabelo é totalmente diferente dos demais, não é igual de quando éramos bebes e não é o mesmo que um cabelo natural ou quimicamente tratado, o cabelo branco é grosso, áspero e rebelde.

O Tratamento…

Tratar o fio branco não é tão difícil. Embora o cabelo seja mais grosso, o fio sem pigmentação também não tem os mesmos problemas que um fio poroso, o seu caimento é de um cabelo saudável, porém o que impera é a falta de brilho e a opacidade natural desse cabelo.

Um dos maiores problemas nesse fio é o amarelamento, e isso é facilmente resolvido com um shampoo e uma mascaraSilver que além de hidratar e dar brilho previne que o fio fique amarelado.

Na próxima semana vamos falar sobre a tintura nos cabelos brancos e o tratamento após a química no fio.

Beijos

Até a próxima!

Mais lidas