Cronograma Capilar sem Exageros!

Olá queridas!

Todas definitivamente adoramos tratar os cabelos e quando sabemos de algo novo, logo entramos na fila pra fazer, afinal dica boa que dá certo, ninguém perde, bem assim, todo mundo tenta!

O Cronograma Capilar nada mais é que uma rotina especial para tratar as madeixas, doando aos fios todos nutrientes que precisa pra manter-se sempre saudável, do panthenol a queratina, tudo é doado de maneira a melhorar o caimento, hidratação e o cabelo como um todo, além disso, o fato de disciplinar os fios aos tratamentos recebidos, faz-nos perceber o quanto que o cabelo precisa de nutrientes com vários tipos de danos.

Saiba Mais:

E como fazer esse tratamento?

É simples, mas contém algumas recomendações.

Basicamente irá tratar seu cabelo com uma máscara de hidratação, uma de nutrição e outra de reconstrução, saber os componentes da fórmula, os ativos e a proposta da máscara em si, ajuda muito a saber em qual fase entra cada tipo de máscara.

Assim, por exemplo, usando um produto da Ervas Naturais pra mostrar em qual fase entra, vamos pensar na Super Nutri, que contem blend de aminoácidos além de queratina e também tem polímeros reconstrutores, a queratina aliada com outras proteínas trás benefícios ao fio com danos profundos, reconstruindo partes do fio que estão mais fragilizada, enfim… entra na fase de reconstrução.

Mas para usar a mascara nesse tratamento, não é assim diariamente, por isso é feito uma tabela na onde é explicado melhor como entra cada máscara em cada fase, e nesse caso de tratamento, colocamos mais as máscaras nas fases, o shampoo, condicionador e leave-in é opcional a escolha do produto.

Leia Também:

As fases e a função de cada parte do tratamento:

  • Hidratação: que é a  reposição hídrica, aqui vamos repor a água perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes.
  • Nutrição: reposição lipídica, aqui uma máscara comum pode virar nutritiva com óleo de argan, ou simplesmente ser nutritiva e reparadora com creatina, normalmente as máscaras com muito nutrientes, como óleos, manteigas e ceramidas são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação, tem maior durabilidade no fio, controle do frizz e peso na medida certa.
  • Reconstrução: reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo ainda precisa, se esta com muito frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, e investir no tratamento reconstrutor certo para o fio, a base desses produtos são queratina, aminoácidos e proteínas.

Em primeiro lugar deve fazer  a tabela de acordo com os dias que lava o cabelo, assim, temos a tabela mais utilizadas normalmente, pela maioria das mulheres:

Lava os fios Todo dia:

  • 1ªsemana: H,N, Reconstrói
  • 2ªsemana: H,N, Reconstrói
  • 3ªsemana: H,N, Reconstrói

Não se lava todos os dias com máscaras, pula-se sempre um ou dois dias, nesses dias sem mascara de tratamento, pode-se usar somente shampoo e condicionador.

Segundo, a sequência de máscara não deve ser perdida, nem as máscaras trocadas enquanto fizer a rotina de tratamento, que segue por 3 semana ou mesmo 1 mês completo.

Os resultados você sente aos poucos e dependendo dos produtos que utiliza.

Os resultados são surpreendentes e variam de cabelo a cabelo inclusive sobre seus danos, que aliás esse tratamento é indicado pra quem tem danos no fio que vão desde ressecamento a desgastes profundos na fibra por químicas sucessivas.

Os Exageros:

O maior problema no tratamento é o exagero de máscaras, sendo substituídas, sendo dosadas de maneira errada, ou sendo muito potente para poucos danos, assim, o cabelo tem efeito rebote, e o que coloca de produtos acaba virando excesso no fio, junta resíduos e o cabelo fica pesado, opaco e com frizz com tanto produto.

As Recomendações:

  1. Enquanto fazer o cronograma deve evitar fazer química como progressivas e colorações, deixe estas químicas para a última semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido.
  2. O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;
  3. Não é necessário a semana inteira utilizar máscara capilar, pode exagerar na dose, intercale tratamentos com lavagens simples, usando só shampoo e condicionador hidratantes ou nutritivos, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente;
  4. Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS.

Depois que pegar o jeito do tratamento e como o cabelo fica bom com as máscaras que usa, vai dosar os nutrientes e suprir o cabelo somente com o que ele precisa.Se ficou dúvidas, perguntem, teremos prazer em esclarecer.Na próxima semana vou falar do tratamento só com nutrições e reconstruções para cabelos quebradiços e porosos.

Beijos

Até a próxima!

Mais lidas