Dá pra reduzir a Queda de cabelos?

Olá queridas!

Não vamos separar por etnias a queda de cabelo, porque isso é universal, pode acontecer com todos, na maioria das vezes é por maus hábitos, químicas sucessivas, exposição solar e mau tratamento, aliado e não menos importante, vem à alimentação desregrada, o estresse, escovações, outros fatores que de certa forma contribuem para que o cabelo sofra mais queda capilar.

Ainda tem pessoas que a genética favorece a queda capilar, nesses casos, a alopecia é tratada com acompanhamento de causa e reversão, sendo possível até minimizar essa queda relativamente ao tratamento imposto.

Nos casos mais simples, que fica visível a queda, após procedimentos no fio e desgastes capilares, algumas soluções podem ajudar a redução de perca de fios e voltar a ter bom crescimento dos cabelos.

Excesso de Químicas:

O problema não é pintar o cabelo ou fazer progressiva, é possível ter cabelos alisados e coloridos sem problemas com queda capilar, o problema está em quando e como fazer esses procedimentos no cabelo, e como é o tratamento pós-química.

Dica: Toda química pode ser bem sucedida desde a aplicação, é importante que para isso o cabelo tenha resistência e força para atender a transformação no cabelo, assim, não é recomendável que se faça químicas em cabelos já danificados.

Também é preciso ter um tempo de pausa entre procedimentos que mexem na estrutura do fio, como por exemplo, colorações, o cabelo não aguenta muitas químicas sem pausa para tratamentos, uma seguida de outra, é o caso de descolorações e várias outras uma em cima da outra. O cabelo fica frágil pela falta de estrutura e a raiz sensível pelas químicas de oxidantes, além da queda é prejudicado o crescimento capilar.

Alta temperatura no fio sem proteção:

Pode parecer brincadeira falar isso, mas se antigamente não tínhamos danos de chapinha, por usa-la aleatoriamente, hoje, o hábito de usar o aparelho diariamente trás extremo ressecamento ao fio. O cabelo fica queimado, ressecado e poroso com tanto aquecimento sem proteção.

Dica: Pense, se o cabelo precisa de hidratação, como fica com tanto aquecimento sem proteção a fibra tratada? Logo é inevitável que o cabelo queime, e crie pontas duplas, sendo o fio um tecido morto, somente a proteção a esse calor é que deixará o cabelo ainda tratado.

A falta de película que proteja o fio antes desses procedimentos acarreta problemas enormes ao cabelo, o excesso de chapinha e secador pode causar danos irreversíveis às pontas e mesmo que isso não provoque a queda necessariamente pela raiz, é inevitável que o cabelo fique fragilizado, é preciso saber passar a chapinha, sem queimar o cabelo e sem puxar demais as mechas.

Tração:

O problema de queda por tração é muito comum, visto que hoje escovações são praticamente diárias. Muitas mulheres com cabelos indefinidos acabam por utilizar esses meios para deixar o cabelo na sua forma lisa e até com ondulações nas pontas.

Dica: Se tem proteção antitérmica para chapinha também pode conseguir para escovações, a diferença é que para escovação precisa de óleo finalizador que dê ao cabelo a maciez e sedosidade que precisa para a escova deslizar sem causar queda aos novos fios que estão nascendo. O problema da tração se estende até prendedores, presilhas, que acabam prendendo demais os cabelos, puxando fios que ainda estão em crescimento.

Medicamentos, estresse (temporários).

Algumas coisas são inevitáveis como o estresse, ninguém tem um reloginho possível de identificar quando devemos ficar calmos, ou quando podemos nos precaver de passar por algumas situações. Problemas temporários e causas de queda capilar também temporário é o caso de medicamentos que favorecem a queda pela droga contida.

Dica: Se o medicamento for a longo prazo, o melhor é conversar com seu médico para arrumar uma loção ou remédio  paralelo ao tratamento feito, que possa equilibrar essa queda, senão, logo que pare o tratamento a queda também para, é a mesma questão do estresse, é uma causa involuntária, emocional e chega sem aviso, pode acontecer durante alguns dias, mas logo o problema seja resolvido  o aumento da perda de cabelos também, em caso de estresse a perda de cabelo não é algo muito exagerado, caso o problema seja além de um simples estresse diário, é preciso opinião médica para fins de diagnóstico.

Doenças do Couro Cabeludo:

Toda e qualquer alergia no couro cabeludo deve ser imediatamente tratado com profissional especializado, desde uma simples coceira com feridas até queimação. O não tratamento do local lesionado pode causar problemas ainda maiores e acarretar queda capilar.

Dica: Doença no couro cabeludo pode acontecer de diversas maneiras, o importante é identificar o problema e não usar mais nenhum produto no couro lesionado, indo diretamente ao médico para diagnóstico e auxilio do produto correto.

Alimentação:

Não é determinado que o organismo sofresse com falta de vitaminas, isso porque cada pessoa tem um histórico, um DNA, e nem sempre a vitamina que lhe falta é a que fará seu cabelo cair. O médico é o melhor profissional nesse caso, indicando e auxiliando ao tratamento com vitaminas adicionais a sua dieta.

Dica: Todos os alimentos são indispensáveis a uma boa rotina, café da manhã, almoço, lanche e jantar, mas ter uma alimentação regrada não significa que terá o que precisa para que seu organismo não compactue com a queda capilar, alimentos preciosos que levam vitaminas, minerais são encontrados em leguminosas, folhas verdes, frutas, leite, ovos, que são necessariamente precisos no dia a dia.

Beijos

Até a próxima!

Mais lidas