Frizz x Porosidade, qual tratar primeiro?

Frizz ou porosidade?

Olá queridas!

Sabia que na ultima semana saiu uma pesquisa mostrando que mulheres se preocupam mais em cuidar do cabelo do que a própria e “abominável” celulite? Pois é, depois dessa parece que ela não é tão abominável assim… mas os cabelos!

Dentro das reclamações que envolvem o cabelo e seus danos, os maiores causadores de estresse é o frizz e a porosidade, tanto um quanto outro deixa o cabelo volumoso, rebelde e indefinido, parece mesmo uma situação mal resolvida com os cabelos, principalmente se não sabe que uma característica é totalmente diferente da outra, e o tratamento dos dois problemas no fio são diferenciados e merecem dicas especiais.

Porosidade:

Melhor começar a falar por onde o problema é maior, no caso a porosidade. O cabelo fica poroso porque perde sua estrutura interna, isso na prática é um cabelo volumoso parecendo frizz, com as pontas muito leves, sem movimento, sem brilho e sem forma. Esse problema no fio deve ser tratado desde a lavagem com produtos específicos para o tipo de química que fez, seja descoloração, coloração ou progressivas, alisamentos, relaxamentos.

O segredo esta no pH dos produtos.

Um cabelo poroso não pode usar produtos muito alcalinos, esse tipo de produto tende a aumentar a porosidade no fio porque favorece que as cutículas fiquem abertas gerando assim mais danos na sua estrutura, também por isso que não indicamos que pintem o cabelo quando esta poroso, convém lembrar que o pH de uma tintura passa de 10 tendo assim um pH alto (alcalino) numa escala de 10, onde 7 é neutro.

O produto específico na lavagem, na proteção pós-lavagem garante um cabelo mais uniforme e dentro do que se entende “saudável”, com brilho e caimento, o tratamento é continuo e o problema tende a ser resolvido.

Frizz:

O frizz é na maioria das vezes falta de tratamento pós-lavagem, claro que danos com químicas, escovações, ventos, e vários outros fatores contribuem para que ele se manifeste, mas, independente de como esta o cabelo, se usar um produto de proteção após a lavagem vai garantir menos frizz e melhor resultado no penteado.

Creme de pentear, leave-ins de tratamento com ação anti-térmica, desfrisante ou mesmo spray para ser usado antes do secador e chapinha favorecem um cabelo mais definido, protegido e sem frizz, o resto do segredo vem com o óleo de argan, reparador, sérum que mantem o tratamento e promove brilho e maciez além de definição.

Essa história de frizz tem pra mais de metro né queridas? E porosidade então, nem se fala! Aliás, vamos falar mais, quanto mais informação e esclarecimento sobre certos danos no fio, mais aprendemos a trata-lo conforme sua necessidade.

Beijos

Mais lidas