Socorro! Meu Cabelo está Elástico e Manchado, e agora o que eu faço?

Cabelos elásticos? E agora?

 

Olá queridas!

É uma constante escutar esse tipo de frase de algumas amigas “Socorro! Meu cabelo está elástico e manchado, e agora o que eu faço?

Sim, muitas se “jogam” no pó descolorante que vende em farmácia e não fazem nenhum teste de mecha, ou mesmo se preocupam com elasticidade ou resistência do cabelo, e tudo para conquistar o tão sonhado platinado!

Os erros não param só em uma química, logo após vem outra… pra matizar a cor, e aqui a dificuldade é ainda maior pra tratar, porque cabelo com danos não segura a tintura, a fibra fissurada é modificada “tragicamente” e não define a cor do fio pela sua própria dificuldade de segurar o pigmento desde o córtex.

Vale lembrar que não é somente a descoloração que deixa fios sem resistência e elásticos, os procedimentos químicos sucessivos também ocasionam esse tipo de problema no fio.

Pronto. Daí vem uma vida nova, cabelo machado, paciência e tratamentos!

Quando os cabelos danificam a ponto de ficar elásticos é porque os fios já estavam com danos antes de algum procedimento químico. Sua estrutura é totalmente modificada e os fios sem resistência, força e elasticidade ficam parecendo “chicletes”, esticam e não voltam a forma natural. Esse efeito “elástico” é no cabelo molhado, no cabelo seco o mesmo fio fica quebradiço, parte com apenas um toque das mãos, ocorrendo normalmente nas pontas, e não há hidratação que salve os cabelos nessa hora, e sim muita paciência e tratamento profundo reparador. É isso, ou cortar os cabelos.

As máscaras de tratamento são grandes coadjuvantes para seu cabelo ficar novamente viçoso e bonito, mas igual ao que ele estava antes do procedimento ele não fica mais!

Sem Tratamento, Com Coloração

O maior problema é que muitas acham que uma simples hidratação resolverá a situação do cabelo “duro”  após a descoloração, mas não funciona assim quando o cabelo esta muito danificado, não é qualquer mascara que da resultado satisfatório no cabelo poroso e elástico, e ainda não é só isso, colocar pigmento no fio, seja com tinturas e até tonalizantes sem tratamento correto, para uniformizar a cor é dinheiro perdido, porque nenhuma tintura fixa num cabelo em estado de UTI. São sucessivos erros cometidos no cabelo e este por sua vez, não aguenta!

E ainda pode ganhar manchas no cabelo com uma simples tonalização, pode não aparecer na hora, mas em uma semana o cabelo fica desbotado, e aparecendo uma terceira cor, o indesejável e “laranjão” ou dourado.

É DEVER tratar o cabelo primeiro e depois corrigir a cor!

O Tratamento

Lutamos diariamente por um cabelo perfeito, às vezes lutamos demais, excedemos nos produtos e não nas proteínas de que o cabelo precisa no momento, com outras palavras, tratamos mal o cabelo, pensando que estamos fazendo o bem a fibra capilar, por fim estamos faltando com ativos importantes e únicos em questão de reparação de fibra.

Quando se tem cabelos elásticos, não é qualquer produto que se usa pra tratar, assim, muita coisa feita, se tratando de mascaras comerciais, pode não dar certo, ou seu tratamento será a longo prazo,  nessa questão os produtos profissionais diferentemente, cumprem resultados em tempo curto, isso pela própria qualidade do produto e concentração de ativos na fórmula.

A queratina é a fonte pra cabelos restaurados, é em grande parte o tratamento profundo aliado com proteínas e aminoácidos que dá a grande diferença no fio e restabelece novamente a força perdida entre químicas, mas como disse é um teste de paciência, porque será preciso muitos cuidados a partir disso.

A Ervas Naturais pensando nisso criou uma fórmula especifica para lidar com cabelos nas ultimas, em fase de UTI, e propôs em um kit, a queratina aliada a proteínas da Seda para restauração completa da fibra, pra quem não conhece os produtos #ficaadica!

Keratina

O Tratamento Capilar não é somente com shampoo e condicionador, o kit todo se completa, entre higienização, condicionamento, tratamento e proteção, garantindo força, elasticidade normal do cabelo e resistência.

Keratina_mascara

Agora, só falta seguir alguns conselhos de amiga, garanto que vai te ajudar na recuperação do fio:

  • Chapinha e secadores, assim como babyliss, devem ser evitados. O cabelo poroso e elástico quando seco, fica totalmente frágil podendo quebrar pelo simples toque, não aguenta altas temperaturas.
  • Tanto a queratina é importante na sua forma pura, quanto óleos para manter o fio emoliente quando seco, sendo necessário muitas vezes a umectação de óleos nas pontas na hora de dormir, ou uma hora antes de lavar os fios;
  • A proteção é indispensável, o uso do leave-in vai ser o grande colaborador para a cor ficar bonita e vibrante por mais tempo e nesse caso é necessário que tenha filtro solar.
  • A tonalização do cabelo manchado ficará por conta de tonalizantes que são mais fracos do que tintura e podem uniformizar a cor que não deu certo no fio.
  • Para o cabelo fortalecer em curto período ainda pode fazer cauterizações ou queratinizações a cada 15 dias para manter a resistência;
  • Cortar as pontas será inevitável , até porque será um problema a menos pra tratar, cabelos esmigalhados nas pontas.

Beijos

Até a próxima queridas!

Mais lidas