Você sabe qual o grau de porosidade do seu cabelo?

Olá queridas!

Já pensou porque temos uma característica meio aspera nos fios?

As vezes sem razão aparente, sem ter sido pós procedimento químico, nem nada o cabelo já apresenta uma textura de cabelo com danos, parecendo como se tivesse alguns grãozinhos de areia… Isso meninas, chama-se porosidade.

Saiba Mais:

http://www.ervasnaturais.com.br/newsblog/Foto: Reprodução

 

E o que é porosidade em Cabelos?

Falando claro, é quando as cutículas do cabelo estão abertas, modificadas ou necessariamente com grandes estragos. A superfície do cabelo fica áspera ao toque e consequentemente com poros, fissuras de procedimentos realizados.

Através dessa observação podemos classificar o grau de porosidade de três modos:

  1. Grau de porosidade baixo;
  2. Grau de porosidade moderado;
  3. Grau de porosidade Alto.

Todos temos essa tal porosidade, e isso mostra muito sobre o fio no diagnóstico capilar antes de qualquer procedimento.

Saiba Mais:

O grau de porosidade baixo está em cabelos virgens, quando esses são submetidos a aparelhos térmicos sem proteção necessária, quando são expostos ao sol, mar, piscina sem proteção, quando os fios não são tratados e somente higienizados. Cabelos cacheados já são naturalmente porosos pelo ressecamento do fio, porém é questionável seu tratamento seguindo esta característica.

Dica: Máscaras de tratamento condicionadoras resolvem parte desse cabelo, o melhor é estar sempre protegido.

O grau de porosidade baixo é saudável, não trás tantos problemas no cabelo e nem é tão visível, porém, com ações mecânicas sucessivas isso pode vir a ser um problema e até ter esse grau de “estrago” aumentado.

O grau de porosidade moderado é quando o cabelo vem sucessivamente passando por químicas mensais e desestruturação capilar do córtex. Essa falta de nutrientes deixa fios ocos e porosos, sua fibra capilar chega a ser  uma nuvem, sem estrutura íntegra e reiterada.

Dica: Esse cabelo parece que esta sempre com frizz, precisa de umectação com óleos, precisa de proteção e máscaras restauradoras aliados a tratamentos de selagens.

O grau de porosidade alto é quando o cabelo está aos extremos e passou por químicas sucessivas, ações mecânicas diárias e tratamentos aleatórios que não encorpam nem caracterizam o real tratamento da parte interna desqueratinizada. Em outras palavras é fio queimado em estado de UTI.

Dica: Esse cabelo precisa de teste de mecha mesmo se for utilizar oxidante de 20 volumes, sua estrutura é totalmente desequilibrada e estressante, o problema na cutícula só é resolvido a longo prazo com tratamentos reconstrutores aliados a hidratações e queratinizações a cada 15 dias. O teste de paciência é o mais dificil nessa situação capilar.

Parte do trabalho do profissional de salão é identificar qual o grau de porosidade desse cabelo, através disso é extremamente necessário fazer teste de mecha numa simples coloração.

O cabelo extremamente poroso não aguenta nem mesmo oxidantes de 30 volumes, mesmo não tendo outras químicas.

O maior problema do fio é que uma vez estragado, danificado por ações sucessivas seu estado natural só será outro com total crescimento da raiz, ou seja, uma vez danificado o tratamento é pra sempre!

Identificando o grau de porosidade do cabelo identifica melhor as máscaras de tratamento, identifica o quanto é necessário fazer teste de mechas mesmo sendo uma coloração simples.

O cuidado com o seu cabelo depende somente de você, dentro de sua casa, segundo o que consome e seus hábitos capilares.

Beijos

Até a próxima!!

Mais lidas